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[Projeto] Biblioteca de scripts de Minetest[mtlib]

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BrunoMine

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Admin
Descrição:
Esse projeto prevê disponibilizar scripts sofisticados para tarefas simples mas que tomam muito o tempo de quem desenvolve para minetest. 
Cada script é um mod que o desenvolvedor pode adicionar nas dependências de seu mod e assim usufruir dos métodos disponibilizados sem perdem tempo montando-os.

Funcionalidades propostas:

  • Troca de itens com jogadores (vendas, compras, trocas e etc)
  • Operação com banco de dados simples (criação, e gerenciamento)
  • Coringas com tabelas e vetores (limpeza, reordenamento e etc)
  • Coringas com tempo (datas, horários e etc)
  • Mapgen (encontrar biomas gerados, verificadores de area protegidae outros)
  • Editor de mapa (terraplanagem, ajustes de terrenos, etc. apoio para mapgens)


Ajudem com ideias!

Site do projeto: mtlib.blogspot.com.br



Última edição por BrunoMine em Sab Jul 16, 2016 2:20 pm, editado 3 vez(es)

BrunoMine

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Admin
Já lancei o plagen pra usar em mapgens

BrunoMine

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Admin
Acabo de lançar também o memor para montagem de um banco de dados rápido. (ainda não amplamente testado)
Vejam no site do projeto mtlib.blogspot.com.br

WebWolf

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Parabéns pela idéia e pela criação e disponibilização da Biblioteca de scripts.

Esse mod Memor (montar e gerenciar banco de dados) talvez me ajude muito (se eu conseguir aprender a usá-lo, claro) em duas situações (dois mods):

1) No mod protetor (o jogador fabrica um bloco de proteção que protege alguns blocos para todos os lados; ele fabrica e usa o bloco, sem necessidade de aluguel ou taxas extras para o servidor), em
https://github.com/tenplus1/protector
esse mod Memor poderia ajudar na tarefa de limitar o número de blocos que cada jogador pode colocar. Há jogadores que mineram com muita vontade em vários servidores para encher de blocos de proteção ao redor do spawn e por todo o mapa, mesmo que não usem tais terrenos para construir; eles desejam tomar conta do mapa (dominar, ostentar), o que acaba espantando novos jogadores que não encontram lugares ou bons lugares por já terem sido dominados apenas por poder/ostentação/fome por tais jogadores.
Algumas linhas de código com esse mod Memor (no mod protector logo após o jogador colocar ou tentar colocar o  bloco no chão; tipo um "if" na ocasião do "on.place", algo assim, verificaria num banco de dados quantos blocos o jogador já colocou... se o número de blocos colocados for zero ou abaixo do limite, o jogador conseguirá colocar o bloco, senão o bloco será gentilmente devolvido ao inventário do jogador -- além dos avisos sobre os limites, é claro).
Ainda não tenho idéia como usar ou "casar" esses mods, mas vou tentar. Rolling Eyes

2) Outro possível exemplo de uso prático seria no caso do mod death_messages (uma mensagem aleatória é mostrada na tela para cada morte, de acordo com a causa da morte do jogador, como queda, lava, afogamento, fogo etc.)
https://github.com/4Evergreen4/death_messages
Esse mod funciona bem, e consegui fazer alguns aperfeiçoamentos nele (poder pegar morte por desabamento de areia ou cascalho na cabeça e maior número de mensagens aleatórias), mas ao testá-lo online em um servidor foi que percebi um bug que existe quando o jogador morre de fome (ou afk), em que as mensagens ficam repetindo sem parar na tela (um spam) enquanto o jogador não pressionar no jogo o botão para renascer.
Esse bug é comentado no final do próprio forum do mod
https://forum.minetest.net/viewtopic.php?f=11&t=8821&sid=d2d4ad4e3995f25bee5c040a0e411864&start=25
e em alguns canais IRC (via Google).
Parece tratar-se de uma falha (bug) no on.die da engine, ainda não corrigido pela equipe ("on_dieplayer gets re-called after server restart if player did not respawn") conforme marcado para revisão oficialmente na fonte do jogo
https://github.com/minetest/minetest/issues/4246

Então imagino que salvar a data e hora da morte  no jogador (usando o mtlib) poderia ajudar a corrigir esse bug provisoriamente. Antes de mostrar a mensagem na tela, lê o arquivo e verifica se outra mensagem foi mostrada recentemente e se a posição do jogador é a mesma (o que caracteriza um AFK falecido por fome parado no mesmo lugar, deitado e triste). Um kick no jogador resolveria o problema, creio.  pirat

Bem, esses foram dois exemplos práticos onde possivelmente esse mod Memor na Biblioteca de Scripts venha a ajudar na solução.

Não sei se conseguirei, mas vou tentar usá-lo. Very Happy

Um abraço,
WebWolf

BrunoMine

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Admin
Ok, apenas cuidado com alguns bugs que estão relatados em README

BrunoMine

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Admin
Acabo de corrigir esse bug com valores booleanos e relicenciar sobre a LGPL v3

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